Brasil ‘não terá tabelamento’ de preços nem ‘fiscal do Lula nos mercados’, diz Rui após reunião no Planalto
Brasília, 24 de janeiro de 2025 – Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24), ministros do governo federal detalharam as medidas que estão sendo tomadas para combater a alta dos preços de alimentos no país. A preocupação com o impacto da inflação nos brasileiros norteou o encontro, que resultou em um plano de ação com foco em diferentes frentes.
Segundo os ministros, o objetivo principal é garantir o abastecimento e reduzir os custos da produção e distribuição de alimentos. Para isso, serão adotadas diversas estratégias. O Ministério da Agricultura e Pecuária, por exemplo, anunciou ações para aumentar a produtividade no campo, com foco em tecnologias e modernização da agricultura familiar. A pasta também pretende facilitar o acesso ao crédito rural, atenuando os impactos da alta dos juros sobre os produtores.
A articulação entre os ministérios é outro ponto crucial da estratégia. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mencionou o trabalho conjunto para reduzir as barreiras burocráticas que impactam na logística e no transporte de alimentos, impactando diretamente nos preços ao consumidor. O foco é na desburocratização, visando agilizar os processos e tornar o transporte mais eficiente. Já o Ministério da Fazenda destacará medidas para conter a inflação e fortalecer o poder de compra da população. Detalhes específicos sobre estas medidas, no entanto, não foram divulgados durante o pronunciamento.
A reunião também abordou a questão dos preços dos fertilizantes, um dos fatores que contribuem para o encarecimento dos alimentos. Embora não tenham sido apresentadas soluções concretas nesse sentido, os ministros ressaltaram a importância de se buscar alternativas para garantir o abastecimento e preços justos. Não foram apresentados percentuais ou metas específicas de redução de preços no curto prazo.
Em suma, o encontro entre Lula e seus ministros resultou em um plano de ação multiministerial para enfrentar a alta dos preços de alimentos. A estratégia abrange desde o aumento da produtividade no campo até a melhoria da logística e a contenção da inflação, com o objetivo final de aliviar o impacto da crise nos consumidores brasileiros. A eficácia das medidas anunciadas, contudo, só poderá ser avaliada com o tempo.