Bomba caseira é achada presa no trilho do bonde nos Arcos da Lapa; polícia investiga
Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2024 – Uma bomba caseira foi encontrada presa a um trilho do bonde nos Arcos da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira. O artefato explosivo, descrito pela Polícia como de fabricação rudimentar, foi localizado por um funcionário da concessionária que opera o serviço de transporte. A Polícia Militar foi acionada e o esquadrão antibombas da corporação se deslocou até o local para realizar a remoção e detonação controlada do artefato. Felizmente, não houve feridos.
Segundo informações da Polícia Militar, o dispositivo era composto por um material explosivo de baixo poder e um dispositivo de ignição, porém, não há informações sobre quem o teria colocado no local, nem qual seria a motivação. A perícia da Polícia Civil foi acionada para investigar a origem e a composição da bomba, e o local onde o artefato foi encontrado foi isolado para as investigações. Agentes analisam imagens de câmeras de segurança na região na tentativa de identificar possíveis suspeitos.
A concessionária que opera o bonde nos Arcos da Lapa suspendeu temporariamente as operações na área enquanto as autoridades realizavam a perícia e a remoção da bomba. Ainda não há previsão para a retomada do serviço. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região para garantir a segurança da população.
A investigação segue em andamento para elucidar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela colocação da bomba caseira. A Polícia Civil solicita que qualquer pessoa com informações que possam auxiliar nas investigações entre em contato pelas vias oficiais. A gravidade do incidente acende um alerta sobre a segurança na região turística dos Arcos da Lapa.