Bom Dia Amazonas desta quinta-feira, 31 de outubro de 2024


Bom Dia Amazonas desta quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Amazonas: Preços dos combustíveis sobem, mas inflação desacelera em outubro

Manaus, 31 de outubro de 2024 – Os consumidores amazonenses tiveram um misto de boas e más notícias no mês de outubro. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou, registrando uma alta de 0,22%, os preços dos combustíveis subiram, impactando o bolso da população.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo “Transportes” foi o principal responsável pela alta do IPCA no Amazonas. O item “Combustíveis para Veículos” subiu 0,79%, sendo o principal impulsionador da inflação local.

O aumento dos combustíveis, no entanto, não foi o único fator que impactou o bolso dos amazonenses em outubro. O grupo “Habitação” também contribuiu para a alta do IPCA, com uma variação de 0,40%. Os itens que mais impactaram esse grupo foram “Energia elétrica” e “Gás de botijão”.

Apesar da alta dos preços, o IPCA do Amazonas ficou abaixo da média nacional, que foi de 0,38%. Esse resultado se deve, em parte, à desaceleração da inflação de alimentos, que caiu 0,64% em outubro.

A queda dos preços dos alimentos, porém, não foi suficiente para compensar o impacto dos combustíveis e da energia elétrica. O grupo “Alimentos e bebidas” registrou uma variação negativa de 0,22% no Amazonas, enquanto a média nacional foi de -0,09%.

A desaceleração da inflação no Amazonas, mesmo com o aumento dos preços dos combustíveis, é um sinal positivo para a economia local. No entanto, é importante acompanhar a evolução dos preços dos combustíveis nos próximos meses, já que esse fator pode impactar o poder de compra da população e o desempenho da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *