Benefícios da fisioterapia para crianças com autismo



Salvador, 10 de dezembro de 2024 – A fisioterapia tem se mostrado uma aliada fundamental no desenvolvimento e na qualidade de vida de crianças com autismo. De acordo com informações divulgadas pela Clínica Ibn Suzana Lyra, em Salvador (BA), a terapia oferece diversos benefícios para esse público, impactando positivamente habilidades motoras, cognitivas e sociais.

O tratamento fisioterapêutico, segundo a clínica, atua em diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, auxiliando na melhora da coordenação motora grossa e fina, tão importantes para atividades do dia a dia como caminhar, segurar objetos e realizar tarefas escolares. A melhora da postura e o desenvolvimento da força muscular também são pontos relevantes da terapia, contribuindo para uma maior independência e autonomia.

Além dos benefícios motores, a fisioterapia também contribui para o desenvolvimento cognitivo e sensorial. Através de atividades lúdicas e adaptadas às necessidades individuais de cada criança, a terapia estimula a concentração, a atenção e a percepção sensorial, facilitando a integração da criança no ambiente escolar e social. A melhora na interação social é outro destaque, com a fisioterapia auxiliando no desenvolvimento das habilidades de comunicação e na interação com outras crianças.

A Clínica Ibn Suzana Lyra destaca a importância da avaliação individualizada para a criação de um plano de tratamento personalizado e eficaz. A equipe multidisciplinar, que acompanha as crianças durante a terapia, realiza um trabalho integrado que se estende ao acompanhamento dos pais e responsáveis. A abordagem personalizada e o acompanhamento familiar garantem a continuidade dos resultados positivos obtidos na terapia, proporcionando um maior impacto na qualidade de vida da criança e de sua família.

A iniciativa da Clínica Ibn Suzana Lyra reforça a importância da busca por tratamento especializado para crianças com autismo. Através da fisioterapia, aliada a outras terapias, é possível promover um desenvolvimento mais pleno e uma maior inclusão social. O investimento na saúde e no bem-estar dessas crianças contribui para um futuro mais promissor e independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *