Avô decide prestar Enem, estuda para o exame com neta no interior de SP e diz: ‘Conhecimento não tem idade’
Aos 73 anos, avô realiza sonho e se prepara para o Enem com a neta em Bauru
– A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando, e a expectativa para muitos estudantes é grande. Mas em Bauru, interior de São Paulo, um candidato tem um significado especial para sua participação: .
José Carlos, que já trabalhou como operador de máquinas e pedreiro, sempre sonhou em ingressar na universidade. “A gente sempre fala que o conhecimento não tem idade”, conta o avô, que se inscreveu para o Enem pela primeira vez na vida.
A decisão de encarar a prova veio após a aposentadoria, quando ele passou a ter mais tempo livre. Ana Luiza, que também fará o Enem este ano, se tornou uma aliada fundamental na jornada do avô.
“Eu estou ajudando ele com as matérias, com os exercícios. A gente estuda junto, e isso está sendo muito bom para nós dois”, explica Ana Luiza. A jovem, que pretende cursar Medicina, diz que a experiência de estudar com o avô tem sido inspiradora. “Ele é muito dedicado e esforçado, me motiva a me dedicar ainda mais aos estudos”, afirma.
José Carlos e Ana Luiza se dedicam a estudar em casa, fazendo exercícios e revisando os conteúdos. “Eu quero muito passar no Enem e mostrar que a idade não é um impedimento para realizar os sonhos”, declara o avô, que serve de inspiração para todos que acreditam no poder transformador da educação.
A história de José Carlos e Ana Luiza é um exemplo de como o conhecimento pode transpassar gerações e que o sonho de estudar não tem idade. A jornada da dupla para o Enem é um lembrete de que é possível alcançar objetivos com dedicação, persistência e apoio da família.