Avião faz pouso forçado em Brasília após emergência
Avião faz pouso forçado em Brasília após emergência
Brasília, 27 de dezembro de 2024 – Um avião bimotor fez um pouso forçado na tarde desta sexta-feira (27) no Aeroporto de Brasília. A aeronave, um Beechcraft Baron 58, declarou emergência pouco antes das 17h, devido a problemas mecânicos. Felizmente, o pouso ocorreu sem vítimas, apesar do susto e dos danos sofridos pela aeronave.
De acordo com informações da Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, o avião realizava um voo de Mato Grosso do Sul para Brasília quando a tripulação detectou a falha. Imediatamente, o piloto acionou os procedimentos de emergência, comunicando a torre de controle sobre a necessidade de um pouso imediato. As equipes de emergência do aeroporto foram colocadas em alerta máximo, preparando-se para qualquer eventualidade.
O pouso forçado ocorreu na pista do aeroporto, e apesar da gravidade da situação, os dois ocupantes da aeronave, piloto e copiloto, saíram ilesos. A Inframerica confirmou que ambos foram atendidos por equipes médicas no local, como protocolo de segurança, mas não apresentaram ferimentos.
Após o pouso, a pista precisou ser fechada por um curto período para a remoção do avião. Embora a Inframerica não tenha divulgado detalhes específicos sobre a extensão dos danos à aeronave, imagens divulgadas mostram a presença de equipes de resgate e a aeronave na pista, indicando a gravidade da situação. Ainda não há informações sobre as causas exatas da emergência mecânica. Investigações serão conduzidas para apurar os fatos e determinar as causas do incidente.
A Inframerica afirmou que o Aeroporto de Brasília opera normalmente após o incidente, com as operações aéreas retomadas sem maiores impactos após a remoção do avião acidentado da pista. A rápida e eficiente resposta das equipes de emergência, aliada à perícia do piloto, foram fundamentais para evitar uma tragédia. A segurança dos passageiros e tripulantes continua sendo a principal prioridade do aeroporto.