Aumento da Selic preocupa os pequenos negócios



Alta da Selic: Pequenos negócios temem sufoco financeiro

O aumento da taxa básica de juros (Selic), que subiu para 13,75% ao ano em agosto de 2023, causa apreensão entre os pequenos negócios. A medida, tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, visa controlar a inflação, mas impacta diretamente o acesso ao crédito e o custo de financiamento para empreendedores.

“O aumento da Selic está sufocado o nosso negócio. O custo do financiamento aumentou consideravelmente, o que está prejudicando a nossa capacidade de investir e crescer”, lamenta Maria, dona de uma pequena loja de roupas no centro de São Paulo. De acordo com a pesquisa “Desafios do Empreendedorismo no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em julho de 2023, 58% dos pequenos empresários consideram a taxa de juros um dos principais obstáculos para o crescimento de seus negócios.

A alta da Selic impacta diretamente o bolso dos empreendedores, que precisam lidar com custos mais altos para obter crédito. O presidente da Associação dos Pequenos e Médios Empreendedores (Apempe), José, destaca que a situação é preocupante. “Os juros altos impedem que os pequenos negócios invistam em novas tecnologias, contratem novos funcionários e ampliem suas operações”, explica.

A situação se agrava com a instabilidade econômica, que dificulta o planejamento financeiro das empresas. “O cenário atual exige cautela e planejamento estratégico para lidar com os desafios da alta da Selic”, afirma o economista da Universidade de São Paulo (USP), Pedro.

Apesar dos desafios, os especialistas recomendam que os pequenos negócios busquem alternativas para minimizar o impacto da alta da Selic. “A renegociação de dívidas, a busca por linhas de crédito com taxas mais baixas e a diversificação de fontes de financiamento são medidas importantes para enfrentar esse momento”, aconselha Pedro.

A alta da Selic é um fator de preocupação para o futuro do empreendedorismo no Brasil. A falta de acesso ao crédito e o aumento do custo do financiamento podem impedir o crescimento de novos negócios e comprometer a recuperação da economia. O governo precisa encontrar soluções para reduzir os juros e garantir um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *