Após desvio de R$ 776 mil de fundo eleitoral, ex-deputado de MS e esposa são condenados
Ex-deputado de MS e esposa condenados por lavagem de dinheiro após desvio de R$ 776 mil do fundo eleitoral
– O ex-deputado estadual e sua esposa, , foram condenados pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul por . O casal foi acusado de desviar do fundo eleitoral de , quando Zé Teixeira concorria à reeleição. A sentença, proferida nesta quarta-feira (13), ainda cabe recurso.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Zé Teixeira e Maria José teriam , incluindo a abertura de contas bancárias em nome de terceiros e a realização de diversos depósitos e saques. O MPF afirma que o casal .
A investigação do caso teve início em 2019, a partir de denúncia anônima. As provas colhidas pela Polícia Federal apontaram para um , que envolvia a participação de outras pessoas.
A juíza federal , responsável pelo caso, condenou Zé Teixeira e Maria José a e ao pagamento de multa. A pena foi fixada considerando a e o .
O ex-deputado e sua esposa , alegando que os recursos utilizados para a compra do imóvel e para a campanha política foram provenientes de . A defesa do casal afirmou que irá recorrer da sentença.
A condenação de Zé Teixeira e Maria José representa um . O caso demonstra a importância de mecanismos de controle e fiscalização para evitar desvios de recursos públicos e garantir a aplicação do dinheiro público com .