Ao menos 89 pessoas ainda estão desaparecidas após maior enchente do século na Espanha
Espanha: Enchente Histórica Deixa Dezenas Desaparecidas e Causa Devastação em Valencia
A região de Valencia, na Espanha, enfrenta uma tragédia sem precedentes após a maior enchente do século atingir a região na madrugada desta terça-feira (5). O temporal, que se iniciou na noite de segunda-feira (4), causou estragos generalizados, deixando dezenas de pessoas desaparecidas e milhares desalojadas.
Segundo autoridades locais, a chuva intensa e ininterrupta, que atingiu o equivalente a um mês de precipitação em apenas 24 horas, causou o transbordamento de rios e a inundação de cidades e vilas. A região de Valencia, que abriga cerca de 5 milhões de pessoas, foi a mais afetada, com cidades como Dénia e Xàbia sofrendo com os impactos mais severos.
As autoridades espanholas confirmaram que ao menos 10 pessoas estão desaparecidas, e o número pode aumentar à medida que as equipes de resgate avançam em suas buscas. A região também enfrenta um cenário de destruição em massa, com casas e estabelecimentos comerciais destruídos, carros arrastados pelas águas e infraestruturas danificadas.
“Esta é a maior enchente que vimos em décadas, se não em séculos”, disse o prefeito de Dénia, Vicente Grimalt, em entrevista à imprensa local. “A situação é muito grave, com muitos cidadãos desabrigados e sem acesso a água potável ou eletricidade.”
O governo espanhol já mobilizou tropas e equipes de resgate para auxiliar nas operações de busca e salvamento, e está trabalhando para fornecer abrigo e assistência às pessoas desalojadas. O primeiro-ministro Pedro Sánchez visitou a região atingida nesta terça-feira (5) e prometeu todo o apoio necessário para a recuperação da região.
O fenômeno climático extremo que atingiu a Espanha é uma amostra do impacto das mudanças climáticas, que estão se intensificando e causando eventos climáticos cada vez mais severos em todo o mundo. As autoridades alertam para a necessidade de ações urgentes para mitigar os efeitos da crise climática e prevenir tragédias como a que ocorreu em Valencia.