Ano de 2024 vai ser o mais quente já registrado, alertam cientistas
2024: O Ano Mais Quente da História, Confirmam Cientistas
O ano de 2024 está se encaminhando para ser o mais quente já registrado, segundo cientistas do serviço de monitoramento climático da União Europeia, o Copernicus Climate Change Service (C3S). Os dados preliminares, divulgados nesta quinta-feira (7), mostram que a temperatura média global em 2024 está a caminho de superar os recordes estabelecidos em 2016 e 2020.
A análise do C3S indica que os primeiros 10 meses do ano foram os mais quentes já registrados, com uma temperatura média global de 14,98 graus Celsius. Esse valor representa uma diferença de 0,5 graus Celsius em relação à média do período entre 1991 e 2020.
“É assustador ver esse aumento na temperatura. Mostra que a crise climática está se intensificando e que precisamos agir com urgência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, declarou Carlo Buontempo, diretor do C3S.
Os especialistas alertam que as consequências do aquecimento global já estão sendo sentidas ao redor do mundo, com eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e tempestades, tornando-se cada vez mais frequentes e intensos.
O ano de 2024 será lembrado como um marco na história do clima. A temperatura média global atingiu níveis sem precedentes, e os impactos do aquecimento global se intensificam, exigindo ações urgentes para frear o aumento das emissões de gases de efeito estufa.