Anatel disponibiliza serviço que permite compartilhar localização em chamadas de emergência



Anatel lança serviço gratuito de localização de emergência para celulares

Brasília, 17 de dezembro de 2024 – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou nesta terça-feira, 17 de dezembro, um novo serviço gratuito de localização de emergência para celulares. A iniciativa visa auxiliar os órgãos de segurança pública em situações de risco, como acidentes ou crimes, fornecendo informações precisas sobre a localização de usuários em situações de emergência. O serviço, que utiliza a tecnologia de localização baseada em rede (network-based location – NBL), já está disponível para todos os brasileiros.

O serviço funciona por meio da integração com o aplicativo do serviço de emergência 190. Ao acionar o número 190, o sistema, se o celular estiver com sinal, irá automaticamente enviar as coordenadas geográficas do usuário para as autoridades competentes. A Anatel destaca que a precisão da localização dependerá da cobertura de sinal do telefone e da tecnologia utilizada pela operadora, podendo variar de acordo com a região e o tipo de aparelho. A agência garante, porém, que a maioria dos smartphones modernos já são compatíveis com a tecnologia.

A implementação do serviço é um grande avanço na segurança pública, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente em casos de emergência. De acordo com a Anatel, a iniciativa contribuirá para o aumento da eficácia das ações de socorro, reduzindo o tempo de resposta e aumentando as chances de salvar vidas. Embora a agência não tenha divulgado dados concretos sobre a expectativa de redução no tempo de resposta, a expectativa é de ganhos significativos na agilidade do atendimento emergencial.

Ainda segundo a Anatel, a privacidade dos usuários é uma prioridade. O serviço só é acionado em casos de chamadas para o número de emergência 190, garantindo que a localização só seja acessada pelas autoridades em situações justificadas. A agência reforça que o sistema não monitora a localização dos usuários em tempo real e não compartilha dados de localização sem solicitação formal das autoridades competentes.

A Anatel continuará monitorando o desempenho do serviço e realizando ajustes para otimizar sua eficácia e garantir a segurança e privacidade dos usuários. O órgão também se compromete a promover a conscientização da população sobre o novo recurso e seu funcionamento, para que o serviço seja utilizado de forma eficiente e responsável. Para mais informações, a população pode consultar o site da Anatel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *