Alemanha vive crise política com o fracasso do governo de coalizão; entenda



Crise política abala Alemanha após fracasso do governo de coalizão

– A Alemanha enfrenta uma crise política profunda após o fracasso do governo de coalizão, formado pelo Partido Social-Democrata (SPD), os Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP), que se dissolveu nesta sexta-feira (8). O colapso do governo, que durou apenas 18 meses, foi desencadeado por divergências profundas sobre políticas climáticas e impostos.

Segundo o jornal alemão “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, a crise se intensificou nas últimas semanas, com os partidos da coalizão incapazes de encontrar um consenso sobre a implementação de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A divergência sobre a introdução de um imposto sobre o carbono, defendido pelos Verdes, e a extensão da exploração de gás natural, defendida pelo FDP, aprofundou as fissuras entre os partidos.

A desconfiança entre os partidos também se estendeu à área fiscal. A proposta do SPD de aumentar o imposto sobre os lucros de grandes empresas encontrou resistência dos Verdes e do FDP, que argumentavam que o aumento da carga tributária afetaria o crescimento econômico.

A queda do governo de coalizão deixa a Alemanha em uma situação de instabilidade política. As eleições antecipadas, que devem ocorrer em breve, devem ser marcadas por uma campanha acirrada entre os principais partidos, que buscam recuperar a confiança dos eleitores.

As pesquisas de opinião mostram que o SPD, que liderava a coalizão, está perdendo popularidade, com queda de 10 pontos percentuais nos últimos meses. Os Verdes e o FDP também registram queda nas pesquisas.

A crise política na Alemanha, a maior economia da Europa, coloca em risco a estabilidade da União Europeia, que enfrenta desafios complexos como a guerra na Ucrânia e a crise energética. As incertezas políticas na Alemanha podem dificultar a tomada de decisões cruciais para o bloco europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *