8 de janeiro: 265 acusados de participar dos atos golpistas foram condenados pelo STF



STF condena 265 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

– O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 265 pessoas acusadas de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram em invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O número representa 8% do total de 3.300 investigados pela Polícia Federal (PF) pelos atos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (08) pela Corte.

Entre os condenados, estão pessoas que invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Elas foram acusadas de crimes como invasão de dependência de órgão público, dano qualificado, associação criminosa e incitação ao crime. As penas aplicadas variam de acordo com a gravidade das ações e a participação de cada um nos atos.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura os atos golpistas, afirmou que as condenações “demonstram a importância da Justiça para a garantia do Estado Democrático de Direito”. Ele ressaltou que “a impunidade não será tolerada” e que “todos os envolvidos nos atos golpistas serão responsabilizados”.

As investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro ainda estão em andamento. A PF continua a apurar a participação de outras pessoas nos crimes, e o STF ainda deve julgar outros casos relacionados aos atos.

A condenação dos 265 acusados representa um passo importante na responsabilização dos autores dos atos golpistas. É fundamental que a Justiça continue a agir com rigor e que a impunidade não prevaleça, para que eventos como os de 8 de janeiro não se repitam no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *