7ª fase de operação contra fraudes milionárias em sonegação de impostos cumpre mandados em MG e outros estados



7ª fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados em MG e outros estados

– A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a sétima fase da Operação Lesa Pátria, que investiga fraudes milionárias em licitações de contratos de gestão de resíduos sólidos. A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Poços de Caldas.

A investigação, iniciada em 2022, já havia realizado seis fases anteriores, resultando na apreensão de aproximadamente R$ 10 milhões em bens, além de bloqueio de valores em contas bancárias. A suspeita é que os investigados tenham fraudado licitações para gestão de resíduos sólidos em diferentes prefeituras. Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa utilizava empresas “laranjas” e documentos falsos para se beneficiar indevidamente dos contratos.

A operação desta quarta-feira se concentra na investigação de novas empresas e pessoas envolvidas no esquema criminoso. A PF busca provas que fortaleçam as acusações de organização criminosa, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais dos investigados, onde foram apreendidos computadores, celulares, documentos e outros materiais que serão analisados pela equipe de investigação.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou o número de pessoas investigadas nesta fase da operação, nem o valor estimado dos prejuízos causados pelas fraudes. No entanto, a extensão da operação, com mandados em três estados, indica a complexidade e a amplitude do esquema investigado. A investigação continua em andamento, e a Polícia Federal se mantém reservada sobre informações mais detalhadas para não prejudicar o andamento do processo.

A Operação Lesa Pátria demonstra o contínuo combate da Polícia Federal a crimes de corrupção e fraudes em licitações, reforçando o compromisso com a transparência e o uso adequado dos recursos públicos. A expectativa é que novas informações e detalhes da operação sejam divulgados pela Polícia Federal nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *